espirais

Apoio PedagógicoApoio Pedagógico

Edições Anteriores

Cadastro

Cadastre-se para receber
mensalmente em seu e-mail.


Resiliência. O que isso significa?

Resiliência. O que isso significa?

A palavra Resiliência é conceito originalmente extraído da física e bastante utilizado em engenharia. Expressa a capacidade de um sistema superar distúrbios impostos por um fenômeno externo e manter-se inalterado. Mais ou menos como a capacidade de um corpo retornar à forma original após ter sido submetido a uma deformação ou ainda à capacidade de se recobrar ou de se readaptar ao inesperado e se recompor, recobrar. Esse vocábulo provém do latim e em seu sentido original significa “recusar vivamente”.

Imagine inicialmente uma mesa que foi construída para suportar um peso de 20 kg e que recebe um peso dobrado, mas que ainda assim resiste, sem se deformar nem quebrar. Se preferir, pensa em uma pessoa que por mudanças estruturais na empresa em que trabalha percebe que não pode mais fazer o que fazia até então, necessitando com urgência se readaptar às novas funções e, de forma tanto imperturbável quanto possível, recompor-se com a mesma qualidade com que desempenhava as funções anteriores.

O primeiro exemplo demonstra a mesa como material resiliente, pois tinha tudo para não suportar o peso para o qual não fora planejada, mas o faz sem falência de sua estrutura. O segundo contempla a pessoa que retorna a sua competência original, adaptando-se admiravelmente após ter sido submetida a mudanças inesperadas e enormes. Em ambos exemplos estamos diante da resiliência, na engenharia da mesa, na competência profissional e na condição psicológica daquela pessoa. 

Assim, a palavra “resiliência” aplicada à vida humana representa o poder e a coragem de resistir, adaptando-se a condições duríssimas e persistentes. Portanto, diz respeito à capacidade de pessoas, grupos ou comunidades não só resistirem a grandes mudanças e suas adversidades, mas também de utilizá-las em seus processos de desenvolvimento profissional e pessoal.

ANTUNES, Celso. O poder do foco: o cérebro e seu papel essencial para uma carreira de sucesso. Petrópolis: Vozes, 2014.

Todos os direitos reservados | Desenvolvido pela

Tante